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Udjain - Yoga para o parto

Yoga para o parto

O Yoga para o Parto oferece práticas para cada período da gestação com um especial enfoque no parto natural. Através de posturas, respiração e mantras a mãe se conectará de maneira especial com o bebê e com o momento do parto, ganhando autonomia, segurança e profundidade. 

Os programas de yoga pré-natal reduzem o estresse, resultando em melhor conforto materno, parto mais fácil e bebês e crianças mais saudáveis, de acordo com uma revisão sistemática dos estudos existentes sobre ioga e gravidez.

Qualidade de vida e capacidade de lidar com os desconfortos físicos da gravidez, assim como a dor durante o trabalho de parto, foram alguns dos resultados psicológicos que persuadiram os pesquisadores a solicitar mais estudos. Os pesquisadores também analisaram o peso ao nascer dos bebês e o número de partos prematuros.

O objetivo da revisão foi avaliar as evidências dos estudos atuais e também fazer recomendações para a direção de futuras pesquisas.

No geral, os pesquisadores concluíram que a evidência de que a ioga é benéfica na gravidez foi positiva o suficiente para sugerir que os pesquisadores devem trabalhar com praticantes de ioga para projetar programas que possam ser padronizados e cujos resultados possam ser analisados ​​em um ambiente científico.

As mudanças fisiológicas e as demandas psicológicas da gravidez podem levar ao estresse, disseram os pesquisadores, e a qualidade de vida da mãe é fundamental para bons resultados da gravidez. Eles hipotetizaram que o estresse materno pode afetar o ambiente intra-uterino através da liberação de substâncias químicas induzidas pelo estresse, ou reduzir o fluxo sanguíneo para o feto. Mudanças no ambiente químico materno e no fluxo sangüíneo devido ao estresse podem ser fatores de risco para déficit de atenção, hiperatividade e problemas emocionais e comportamentais em bebês e crianças pequenas, pois os produtos químicos liberados pela fisiologia em reação ao estresse podem afetar o desenvolvimento do cérebro. sistema nervoso.

Portanto, os revisores concluíram que a pesquisa é particularmente necessária para técnicas calmantes que reduzem o estresse e cultivam estratégias de enfrentamento para lidar com o estresse. “Práticas mente-corpo que cultivam a saúde geral, diminuem a angústia e aumentam a autoconsciência, como o tai chi ou a ioga, podem ser particularmente eficazes na abordagem dos aspectos físicos e psicoemocionais da gravidez e do parto”, escreveram os autores da revisão. .

Depois de examinar a pesquisa disponível, eles descobriram que os programas de ioga tinham esses resultados:

Durante e após o parto, as mães relataram taxas de conforto mais altas em três avaliações diferentes.

Na 26ª a 30ª semana da gravidez, as mães que praticam ioga experimentaram uma redução significativa no estresse. Uma escala de estresse percebida autorreferida (PSS) foi combinada com medidas objetivas da frequência cardíaca, incluindo modulação simpática, atividade vagal e a relação de um para o outro para medir o estresse. As pontuações de PSS aumentaram significativamente no grupo de controle que não pratica ioga e diminuiu significativamente no grupo de ioga.

Professora
VANESSA BARBOSA

  • Formação em Yoga com Prof. Marcos Rojo (UniFMU), praticante de Ashtanga Yoga desde 2001
  • Formação em Meditação com Prof. Lia Diskin (Associação Palas Athena) e Dr. Roberto Cardoso (Unifesp)
  • Formação em Ayurveda com Dr. José Ruguê Ribeiro Jr. (Escola Yoga Brahma Vidyalaya)
  • Especialista em Yoga para Gestantes – Educadora Perinatal (Grupo de Apoio a Maternidade Ativa- GAMA)
  • Formação em Yoga Massagem Ayurvédica com Raquel Trofino e Maiana Junqueira (Gam Yoga)

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